domingo, 7 de março de 2010

Homenagem a um ilustre filho da Terra,

Após uma exaustiva pesquisa sobre Nuzedo de Baixo na internet o Rui Neto encontrou este artigo sobre o Padre José Maria

No Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses, temos o prazer de ver uma homenagem a um ilustre filho da Terra, o “nosso” querido…

Padre José Maria Fonseca

“Nasceu em 1-04-1937 em Vale das Fontes, concelho de Vinhais. Faleceu em 5-04-2000, após uma operação a um tumor. Ingressou no Seminário Salesiano de Poiares da Régua, em 1948, onde fez os quatro primeiros anos de aspirantado. Em 1952 entrou no noviciado na Casa de Mogofores. Aí fez a primeira profissão religiosa em 16-08-1953.
De 1953 a 1956 frequentou o Curso de Filosofia no Instituto Missionário Salesiano de Manique (Estoril), passando a exercer a docência nas Oficinas de S. José de Lisboa no ano escolar de 1958/59. Após aturada reflexão e de contactos frequentes como o Provincial, P. Armando da Costa Monteiro, decidiu se abandonar a carreira clerical para passar a Irmão Coadjutor. Foi nessa qualidade que, ao longo de 7 anos, trabalhou como professor nas Escolas Salesianas de Artes e Ofícios do Funchal, Colégio de S. Domingos Sávio, de Vendas Novas, e Colégio de D. Bosco, de Macau. Aconselhado depois pelo novo provincial, Padre Benedito Nunes. acabaria por regressar ao estado clerical em 1965. altura em que partira para o Seminário Maior Salesiano de Sevilha, onde cursou Teologia. entre 1965 e 1969. Em 12 de Abril de 1969, era ordenado pelo presbítero na Catedral do Sevilha pelo Cardeal Bueno Monreal. Nesse mesmo ano partia para Macau como missionário, onde exerceu cargos na direcção pedagógica e na pastoral juvenil no Colégio D. Bosco, ao longo do seu primeiro triénio. No ano de 1973 é nomeado director, permanecendo em Macau até 1976. Regressando à metrópole, o Provincial, P Júlio Pinho, enviao para Roma, onde se licenciou na Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia Salesiana. No seu regresso a Portugal foi colocado como director no Instituto Missionário Salesiano de Manique do Estoril estudantado filosófico e teológico entre 1979 e 1982. Em 1983 passa a director de estudos nas Oficinas de S. José de Lisboa, integrando também a Comissão para a formação vocacional e pastoral juvenil, sendo igualmente docente na Universidade Católica Portuguesa, onde leccionou Catequética: Pedagogia e História. Nesse mesmo ano, depois de muito insistir junto do novo Provincial, P Pacheco, pedia "absentia a domo", sendo lhe autorizado exercer o seu múnus sacerdotal na diocese de Bragança, onde, como já foi dito, viria a incardinar se no ano de 1985. Ao longo destes seus 15 anos, o Prelado nomeou o director do Secretariado da Pastoral; Director Espiritual e Prefeito do Seminário de S. José; director do Secretariado de Educação Cristã nas Escolas e Paróquias e ainda professor de EMRC na Escola Secundária Emídio Garcia, e Pároco e Administrador Paroquial. O seu funeral foi uma grande manifestação de fé e expressou bem ao vivo a prova da simpatia que granjeou entre nós este sacerdote. No final das cerimónias fúnebres, a urna era levada desde a igreja até ao carro funerário pelos seus antigos professores, colegas de curso e antigos alunos salesianos, debaixo de uma prolongada salva de palmas. O prelado acompanhou os restos mortais de P José Maria até ao recinto do Seminário, onde se despediu. Cerca de uma centena de veículos seguiram depois em cortejo o carro fúnebre até Nuzedo de Baixo (Vinhais), sua terra natal, onde ficou sepultado junto a seus pais.”

Inocêncio Pereira

In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Rui por teres encontrado o artigo, parabéns ao meu amigo Inocêncio Pereira por o ter escrito e Parabéns ao Padre José Maria pela sau Vida e Obra.
Licínio Fontes

Anônimo disse...

não sei se já repararam mas ultimamente as homenagens são sempre da mesma familia, não sei se por ironia,o k é certo é k o Luis e o Padre José Maria são primos. Fico feliz pois eu adorva os dois.(que as suas almas descansem em paz)

Anônimo disse...

a familia dos Loques são os maiores!não é á toa que são homenagiados, viva essa familia inteligente.Voçês são os maiores blogueiros de nuzedo OBRIGADO.........

Unknown disse...

Era bom que não hovessem aqui anónimos...
Para isso quem comenta deve sempre assinar no final...
Agora deixo uma pergunta para o ultimo anónimo.
Quem é a familia dos Loques?

Rui Neto ou para quem não sabe quem sou porque há muitos Ruis, sou o Rui do Orlando

Um Abraço

Anônimo disse...

és muito novinho para saberes.Pergunta ao teu pai ele deve saber, mas eu posso te explicar era uma familia de nove irmãos k infelizmente já não esta nenhum vivo,mas deixaram muitos descendentes,por exemplo o padre manuel, o albino,o falecido alvaro, o carlos do xeirinho,e muitos mais uns por aí outros pelo mundo fora enfim a vida é assim!eu sou dessa familia com muito orgulho. obrigado pelo teu trabalho, um dia ainda te vou conhecer.

Unknown disse...

Devo confessar que depois de enviar o meu comentário me recordei que há uma familia em nuzedo a quem chamam loques e pela sua resposta o meu palpite tava certo.
Em relação ao blog, o criador e administrador não sou eu, mas sim o meu irmão, mas tenho muito orgulho neste blog e partcipo e colaboro..
Agora, repetindo-me seria bom que você e todos os comentadores se identificassem..
Por Nuzeddo de Baixo....
Rui Neto

Nosso Senhor dos Aflitos